Os idosos, principalmente os com comorbidades, devem estar sempre atentos ao local em que caminham, atentos com a iluminação do ambiente, e a outros fatores que possam prevenir que sofram acidentes, pois sofrer uma queda, principalmente as pessoas acima de 60 anos, pode se tornar muito preocupante.
Foto de Kampus Production
As principais partes que costumam lesionar é o fêmur, punho e a coluna, muito por conta de deficiências de cálcio no organismo.
Quando uma pessoa idosa sofre uma queda, a situação pode se tornar de risco, gerando diversas complicações à saúde dessa pessoa, pois além de uma possível fratura e a dificuldade de regeneração do tecido ósseo, pode trazer um impacto na vida do paciente como depressão, medo de andar, restrição de movimentos, sem contar que a fase após o trauma é bem significativa, e deve ser cuidada e observada com atenção.
O principal lugar que ocorrem as quedas é no banheiro, por serem um ambiente geralmente úmido, muito por conta do vapor do chuveiro. Há a questão também do vaso sanitário, que em comparação a altura da pessoa idosa, pode dificultar a movimentação da pessoa ao se sentar ou em se levantar. Para prevenir possíveis quedas, é preciso se atentar a claridade do ambiente, implementação de barras de apoio, portas que abrem para fora, e outros itens de acessibilidade à pessoa idosa.
Não importa a idade, todas as pessoas correm o risco de cair. Porém as quedas são responsáveis pela terceira maior causa de acidentes sofridas por idosos, e que podem levar a pessoa a óbito!
Por isso, é importante sempre prevenir. Abaixo tem mais algumas dicas para evitar quedas por idosos:
- Boa iluminação no local;
- Sofá, assento sanitário, poltrona e cama na altura adequada para o idoso;
- Pisos antiderrapantes, ou calçados que não escorreguem;
- Evitar tapetes soltos que possam escorregar;
- Evitar caminhar em locais com baixa acessibilidade;
- Praticar exercícios físicos específicos para idosos.
- Lembrando que em caso de quedas, procure sempre uma unidade de saúde.
Devemos sempre cuidar dos nossos idosos.
“Quando formos idosos, nada mais seremos do que pequenas crianças num corpo frágil cheio de sabedoria e experiência” - Lucas Mires
Comments