top of page
Buscar

Junho Violeta - Deputado Cobra Repórter reforça a luta contra a violência contra os idosos

  • 3 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

Acesse a matéria na íntegra, aqui!



“Sou o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná e autor do Junho Violeta (Lei 20.252/20). O Junho Violeta tem vários objetivos como garantir a dignidade e o respeito à pessoa idosa, promover ações, combater a violência contra idosos e defender seus direitos”, destacou o Deputado Estadual Cobra Repórter (PSD), nesta segunda-feira (02).


Dados recentes apontam que a violência contra a pessoa idosa continua crescendo. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Disque 100 registrou 179 mil  denúncias de violência contra idosos no Brasil em 2024.  No Paraná, foram 2.873 denúncias somente no primeiro semestre de 2024, contra 2.659 no mesmo período de 2023.


Entre as ocorrências mais comuns estão abandono, agressões físicas e verbais, discriminação, negligência, entre outras. A campanha visa reforçar a importância de denunciar qualquer forma de abuso por meio do Disque 100 ou pelo Disque Idoso Paraná, no número 0800 141 0001. As ligações são gratuitas e sigilosas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.


JUNHO VIOLETA – O Junho Violeta tem como símbolo um laço de cor violeta, e, anualmente, incentiva-se a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios públicos ou privados com essa cor, como forma de chamar a atenção para a causa.


Para lembrar a data, a Assembleia Legislativa será iluminada pela cor durante parte do mês. Segundo o autor, o Junho Violeta faz parte de um trabalho de conscientização da população para mostrar a importância de denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos da pessoa idosa e a realidade de maus-tratos contra os idosos deve ser combatida. Desde 2017, a primeira semana de junho é marcada como a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná. Nesse período, a Secretaria de Estado da Saúde promove a divulgação de materiais a respeito do tema e reforça esse alerta com as Regionais de Saúde e os 399 municípios.


“Aproveito para lembrar que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa também possui um canal de denúncias: o site www.defesadosidosos.org, e todas são prontamente encaminhadas para que as autoridades competentes investiguem. O nosso dever, enquanto Legislativo, é sensibilizar a população para coibir qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa. Por isso, trabalhamos para fortalecer as políticas públicas”, concluiu o Deputado Cobra Repórter.

 
 
 

Comentários


CDPI PR - Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Para mais informações, clique nas entidades parceiras

©2023 por CDPI PR - Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Imagens com autorização jurídica de uso fornecida pela www.pexels.com

defensoria-publica-do-estado-do-parana.jpg
1200px-Logo_PMPR_2.svg.png
san-marco_logo-cohapar-v1.webp
bottom of page