top of page

Jogos da Integração do Idoso reúne 2 mil atletas no Litoral


Neste ano de 2023, foi organizada a 17ª edição dos Jogos da Integração do Idoso, reunindo 2 mil atletas, de 75 municípios, no Litoral.


Acesse a matéria na íntegra aqui !


Guaratuba, 28 de agosto de 2023 - A primeira dama, Luciana Saito Massa, participou da abertura do Jogos da Integração da Idoso. Foto: Roberto Dziura/AEN


A 17ª edição dos Jogos da Integração do Idoso, começou na segunda feira, dia 28 de agosto, com a abertura oficial no Espaço Litoral Centro de Eventos, em Guaratuba. O evento reúne atletas da terceira idade, de 75 municípios para celebrar a vida e promover a integração social. Organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria do Esporte, e a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, o evento acontecerá até dia 01 de setembro.

Mais de 2 mil atletas organizados em 692 times competirão em 10 modalidades diferentes, sendo: basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei no escuro, dominó, dama e xadrez-relâmpago.


A recepção para os idosos atletas foi muito calorosa, contando com apresentações culturais e música. Contou com a presença da primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, que destacou a importância da satisfação e do bem-estar dos participantes. "Esse é um evento que mostra a dedicação do Governo do Estado de promover eventos para todas as idades. A inclusão dos idosos no esporte proporciona qualidade de vida e integração. Cada um tem uma história e agora teremos dias de disputas bem legais", afirmou.


Também estava presente na abertura do evento o Secretário de Esporte, Helio Wirbiski, onde afirmou que o objetivo é continuar divulgando essa grande festividade para que em 2024 o número de participantes alcance 4 mil atletas. "Começamos anos atrás com 300 pessoas, fomos pra 500, mil e agora cerca de 2,1 mil idosos praticando esporte conosco. Em 2040 vamos ter mais idosos do que jovens no Paraná e nós temos que cuidar dessa integração também pelo esporte", afirmou.


A Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o evento faz parte do 2º Plano Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná e é monitorado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idos. "Este ano temos um estande que oferece atendimento e informações para idosos no Centro de Eventos de Guaratuba. Além disso, em Pontal do Paraná haverá uma capacitação para os novos municípios que se unirão aos jogos em 2024", enfatizou.



5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page