Acesse a matéria na íntegra aqui!
“Neste domingo (01), comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso – este, marcado pelos 20 anos de vigência do Estatuto da Pessoa Idosa. O Estatuto representa um marco na Defesa dos Direitos dos Idosos em nosso país, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados para que haja plena garantia dos direitos deste público e temos trabalhado diariamente para isso”, disse o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná, o Deputado Estadual Cobra Repórter (PSD).
A Comissão, criada este ano, realizou dois seminários para discutir os direitos da pessoa idosa com diversas autoridades presentes: o 1º Seminário “FELIZ CIDADES DOS IDOSOS” realizado no dia 02 de junho, em Londrina, e o 2º Seminário “FELIZ CIDADES DOS IDOSOS” em Cascavel, no dia 29 de junho. Mais um evento está previsto para ser realizado ainda este ano, no mês de novembro, na cidade de Santo Antônio da Platina.
“Quero ressaltar que, para mim, foi uma grande honra ser escolhido para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Já iniciamos um amplo diagnóstico em todo o estado da qualidade de vida dos nossos idosos. Envolvemos autoridades da área, sociedade civil organizada, representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Aproveito para ressaltar que a Comissão também possui um canal de denúncias: o nosso site www.defesadosidosos.org . Todas elas são, prontamente, encaminhadas às autoridades competentes”, destacou o Deputado Cobra Repórter.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população idosa está aumentando em todo o país. No Paraná, o número de pessoas acima dos 60 anos chegou a 3,4 milhões, cerca de 29,50% de uma população de quase 12 milhões de habitantes em todo o estado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e se referem ao ano de 2022.
“Na Comissão, trabalhamos também em parceria com o Governo do Estado e quero destacar aqui algumas iniciativas que apoiamos como os Condomínios dos Idosos e os centros de convivência para idosos. Os condomínios residenciais fazem parte de uma estratégia de fortalecimento do Governo do Paraná em ações focadas em pessoas com mais de 60 anos. O planejamento leva em conta estudos do IBGE que apontam que o Brasil terá, até 2030, mais idosos do que crianças pela primeira vez em sua história”, explicou o Deputado Cobra Repórter. Os Condomínios dos Idosos estão sendo construídos em vários municípios, com toda a acessibilidade necessária e até piscina aquecida, além de outros programas como a Cidade do Idoso.
O Deputado destacou ainda outra política relevante do Estado nessa área: o Disque Idoso Paraná. O serviço funciona através do telefone 0800 141 00 01 e abrange os 399 municípios. Ele está a disposição da população para denúncias e orientações sobre os direitos das pessoas idosas. O serviço está conectado a um banco de dados abrangente, fornecendo orientações sobre direitos, informações sobre serviços públicos e um canal para denúncias.
O Disque Idoso Paraná está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h às 17h30. As pessoas podem entrar em contato por meio do número gratuito ou enviar um e-mail para disqueidoso@semi.pr.gov.br.
Nos cinco primeiros meses de 2023, o Disque Idoso Paraná recebeu um total de 886 denúncias de violência contra as pessoas idosas e realizou 314 atendimentos de orientação e informações, totalizando 1.200 atendimentos no período.
Dados da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa apontam que 72% dos casos de violência contra a população idosa são cometidos por familiares. Além disso, 30% das violações ocorrem contra as pessoas idosas com limitações físicas, cognitivas ou transtornos psicológicos, enquanto 67% das violações são praticadas contra mulheres idosas.
Em 2023, a violência financeira e patrimonial ocupou o primeiro lugar nas denúncias. Em segundo lugar nas denúncias está negligência, seguida pela violência verbal e psicológica, abandono e pela agressão física.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Texto escrito por Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Cobra Repórter.
Commentaires