top of page

Autoridades ressaltam a importância de políticas públicas no 1º Seminário Feliz Cidades dos Idosos


Acesse a matéria na íntegra aqui!




“O 1º Seminário “FELIZ CIDADE DOS IDOSOS”, para discutir os direitos da pessoa idosa na cidade de Londrina foi muito importante. O evento teve a presença de várias autoridades que falaram sobre as experiências e os problemas enfrentados em todo o Estado do Paraná. Cada cidade tem problemas, de acordo com as políticas públicas existentes. O objetivo foi atingido, que foi trazer as demandas e assim desenvolver, em nível de Estado, um projeto que possa melhorar a vida das pessoas idosas”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.


O evento contou com a presença da secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, pasta a qual a questão do idoso no Paraná está vinculada; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos, Jorge Nei Neves, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que criou em seu município a “Cidade do Idoso”, e diversas autoridades locais e regionais.


O deputado Cobra Repórter destaca que a população idosa não para de crescer e a criação de políticas públicas é fundamental. “É importante o comportamento de cada um de nós, todos precisam dar a sua contribuição, seja o poder público, enquanto Estado, o legislativo estadual, municipal, secretaria estadual e municipais. Criar estas políticas públicas no Estado do Paraná é nossa missão. Queremos ser exemplo para o Brasil e para o mundo. Dar amor, carinho, cuidado e dignidade a eles”, enfatiza.


O deputado destacou ainda que este seminário deve ocorrer em outras regiões do Estado. O próximo já está marcado para o dia 29 de junho, na cidade de Cascavel. Lembrou ainda que foi iniciado o Junho Violeta, mês de prevenção a violência contra a pessoa idosa.


A secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, destacou que o envelhecimento populacional é um dos maiores desafios que existem na humanidade. Ela ressaltou que o Paraná em pouco tempo terá muito mais idosos do que crianças e adolescentes com até 14 anos e que o governador Ratinho Junior destinou a ela o trabalho de criação destas políticas. “É importante tratar o problema e não os efeitos. Envelhecer tem que ser um privilégio, por isso, eventos como estes são importantes”, reforçou.


Estavam presentes no período da manhã: Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná; Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel; os deputados federais Diego Garcia e Luísa Canziani; Sania Stefani, vice-Presidente OAB/Londrina, Tenente-Coronel Nelson Villa Junior , Comando da Polícia Militar; Jorge Nei Neves, presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos; secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado; Andreia Ramondini, secretária Municipal da Pessoa Idosa de Londrina; Jaqueline Marçal, secretária Municipal de Assistência Social; Luciana Alvarez, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Londrina; Lu de Oliveira, vereadora e presidente da Comissão do Idoso da Câmara Municipal de Londrina; Reginaldo Silva, presente da Câmara de Rolândia; Cristina Piereti, vereadora de Rolândia; os prefeito de Nova América da Colina, Tião Rogatti, e de Prado Ferreira, Maria Edna Andrade, os vice-prefeitos de Conselheiro Mairinck, Graça, e de Leópolis, Leomar Monteiro; o representante do prefeito de Londrina, dos deputados federais Marco Brasil, Filipe Barros, Nelson Padovani e do deputado estadual Batatinha, que é vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa.


No período da tarde, foi montada uma banca de notáveis que debaterem os direitos dos idosos composta pelo deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná; Angela Tomasetti, da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB de Londrina; Sania Stefani, vice-presidente da OAB de Londrina; Leila Schimiti, da 7º Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina; Jorge Ney Neves, presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos; Fernando Fabiano Castelano Junior, médico reumatologista; Naide Souza e Mirian Mitiko Takemura Shiroma, do Festival SOU GEROS; Nádia de Oliveira Moura, ex-secretária de Estado da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e do Idoso e da Mulher de Londrina; Ana Carolina de Paula Athayde, coordenadora do Creas; Sirlei Regina de Oliveira Soares, secretária de Assistência Social de Leópolis; Fernanda Cristiane de Melo, representante da UEL; Andreia Ramondini, secretária Municipal do Idoso; Adriana Santos, vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso; Hudson Moreschi, secretário Ação Social de Cascavel e Major Beneti, assessor do deputado Batatinha.


O evento contou com as apresentações do Coral Recordar é Viver, do CCI de Rolândia, acompanhado pelo cantor Fabiano Santos e pelo Coro Cênico de Londrina.


Também foram feitas diversas homenagens que vamos divulgar posteriormente.



Texto escrito por Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Cobra Repórter.





27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page